Projeto da UFS e da Cisco chega a Tobias Barreto
UFS
03/07/2014 -

Telemedicina chega ao município de Tobias Barreto.

A partir de agora as crianças do município de Tobias Barreto terão acesso a atendimento médico especializado sem precisar se deslocar até a capital. Isso porque ontem, 2, foi inaugurado o Centro de Telemedicina do município, instalado a partir de uma parceria entre a Cisco e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Com a tecnologia, a Clínica de Saúde da Família Dra. Zilda Arns, em Tobias  Barreto, estará conectada ao Hospital Universitário de Aracaju. Assim, além do atendimento médico presencial na Clínica, a criança poderá ser acompanhada virtualmente e em tempo real por profissionais especializados, o que garantirá uma avaliação conjunta dos casos.

A instalação do equipamento faz parte do “Programa Avançado de Colaboração e Educação em Saúde” lançado pela Cisco e pela UFS,  que já está em funcionamento no município de Lagarto.  A meta é melhorar o acesso ao atendimento especializado e a qualidade no serviço e na vida das crianças e de suas famílias.

De acordo com Brantz Myers, gerente sênior da Cisco, os problemas relacionados à saúde da criança enfrentados em Sergipe não são exclusividade do Estado, eles estão presentes em áreas remotas e rurais de todo o mundo. Ainda de acordo com ele, “as tecnologias desenvolvidas pela Cisco se tornam mais importantes quando elas são aplicáveis ao mundo real. O projeto piloto que estamos desenvolvendo em Sergipe nos ensina sobre como levar este método para outros lugares do mundo. Ao mesmo tempo, beneficiamos a população local”.

Graças à qualidade de som e da imagem em alta definição da solução de telemedicina com Telepresença da Cisco, os especialistas do Hospital Universitário podem ver e conversar com as crianças, acessar resultados de exames, analisar a coloração dos seus olhos, a tonalidade de sua pele, suas reações e auxiliar o médico generalista local com uma segunda opinião.

Para o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, "faz parte das atribuições da Universidade contribuir com o desenvolvimento social, usando do conhecimento científico organizado dentro de seus muros para melhorar a vida das pessoas. A exitosa parceria com a Cisco vem a sedimentar essa proposta, de interiorizar a saúde pública de qualidade. Tudo isso vem coadunado com as ações pedagógicas da Universidade Federal de Sergipe e o suporte ao Sistema único de Saúde, que são alguns de nossos grandes compromissos”.

A secretária de Saúde de Tobias Barreto também vê a implantação do projeto como um avanço. Segundo ela, “as expectativas são as melhores possíveis, pois o projeto se aproxima da preocupação do Estado de Sergipe com a redução da mortalidade infantil. Acreditamos que essa novidade irá auxiliar na redução das transferências e dos encaminhamentos de nossas crianças para Aracaju, que fica a mais de cem quilômetros daqui”.