Projeto de Gilson Andrade é aprovado na AL
O projeto é sobre fornecimento de merenda escolar diferenciada para os alunos portadores de diabetes, obesidade e doença celíaca nas escolas da rede pública/ Foto ilustrativa
O projeto é sobre fornecimento de merenda escolar diferenciada para os alunos portadores de diabetes, obesidade e doença celíaca nas escolas da rede pública/ Foto ilustrativa
T. Dantas Comunicação
03/07/2014 -
Foi aprovado na manhã da quarta-feira,2, por unanimidade na Assembleia Legislativa, o projeto de Lei 268/2012 de autoria do deputado Gilson Andrade (PTC). O texto dispõe sobre o fornecimento de merenda escolar diferenciada para os alunos portadores de diabetes, obesidade e doença celíaca nas escolas da rede pública do Estado de Sergipe. 
 
A importância do projeto pode ser notada no resultado da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde. Foi verificado que o excesso de peso atinge 33,5% das crianças de cinco a nove anos, sendo que 16,6% do total de meninos é obeso. Entre as meninas, a obesidade aparece em 11,8%.
 
O projeto aborda ainda, a questão da diabetes que é outra doença relacionada com o aumento da população obesa. Há um comparativo paralelo entre os dois problemas, podendo-se afirmar que o aumento de um proporciona o aumento do outro em linhas gerais. Desta forma, segundo a Internacional Diabetes Federation, existem cerca de 7,6 milhões de pessoas com diabetes no Brasil.
Diante do quadro apresentado, o deputado Gilson Andrade, sempre interado no quesito saúde, vem ressaltar os riscos da alimentação não saudável, o que pode elevar os índices da doença celíaca. A mazela é de caráter degenerativo, acomete as pessoas desde o nascimento,  e esta diretamente ligada a ingestão de alimentos que contém glútem.
 
Vale ressaltar a importância da merenda escolar para várias crianças, sendo, na maioria das vezes, a principal refeição do aluno no dia.