Projeto Transformar realiza palestra para promover o combate ao bullying e à violência na escola
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
10/04/2024 - 08:54:18

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, ocorrido no dia 07 de abril, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM), em parceria com a Procuradoria da Mulher, realizou uma palestra do Projeto Transformar na Escola Municipal João Machado Rolemberg. A presidente da Câmara Municipal de Pacatuba e Procuradora da Mulher no município, Leilane Quitério, participou da palestra.

O Projeto Transformar foi idealizado como um espaço de ressignificação, diálogo, construção de conhecimento e conscientização para mulheres vítimas de violência e incluiu jovens e adolescentes das redes municipal e estadual de ensino público, visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários, conscientizar sobre autoestima e protagonismo dos jovens, e proporcionar momentos de conhecimento, diálogo e empoderamento por meio de rodas de conversa, onde foram abordadas temáticas relacionadas aos direitos humanos, além de questões trabalhadas pelo CRAM e pela Procuradoria da Mulher.

Os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Fundamental Maior tiveram a oportunidade de debater e refletir sobre temas relevantes para sua formação pessoal e social, além de receberem orientações sobre como agir diante de situações de violência e bullying. Durante a palestra, também foram abordados aspectos fundamentais para a promoção de um ambiente escolar mais saudável e acolhedor, enfatizando o papel de cada indivíduo na construção de uma cultura de respeito e solidariedade.

O Projeto Transformar representa um importante passo na promoção de uma educação mais inclusiva e consciente, que valoriza não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento emocional e social dos estudantes e segundo  Leilane, “através dessa iniciativa, busca-se combater o bullying e a violência, mas também formar cidadãos mais empáticos, responsáveis e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu.

 

Fonte: TDantas Comunicação AGÊNCIA DE NOTÍCIAS