Projetos de Laércio serão incorporados ao planejamento do Governo Federal
08/01/2023 - 09:10:58

O Deputado Federal e Senador eleito, Laércio Oliveira (PP), ficou satisfeito ao saber que, em pronunciamentos feitos por autoridades do novo Governo Federal, as pautas sobre fertilizantes e aumento da produção nacional de gás natural para desenvolvimento do mercado consumidor foram citadas como prioritárias. 

No seu primeiro discurso oficial, o novo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu a necessidade de aumento da oferta de gás nacional e da ampliação do acesso do mercado brasileiro ao gás natural, fazendo referência ao baixo índice de aproveitamento do gás nacional, muitas vezes preterido e desperdiçado no planejamento energético. 

O presidente Luis Inácio Lula da Silva, por sua vez, em seu discurso no Congresso, disse que não faz sentido o Brasil importar fertilizantes, quando, no contexto atual, 85% do fertilizante consumido no Brasil vem do exterior. Esses dois assuntos foram pautas defendidas por Laércio Oliveira, que foi o relator  da Lei 14.134/21, conhecida como a Nova Lei do Gás, e autor dos Projetos de Lei 3507/21, que institui o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert) e o Projeto de Lei 3052/22, que cria o Programa de Estímulo ao Escoamento e Comercialização de Gás Natural (Proescoar).

O Deputado espera que, dessa forma, os projetos possam avançar com celeridade e contribuir para um novo momento para os setores de gás natural e de fertilizantes. "Iremos procurar o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir os projetos de lei de nossa autoria, visando promover a viabilidade econômica de novos projetos estruturantes para Sergipe e para o Brasil", assegurou o deputado.

Ainda segundo Laércio, ele também irá manter contato com o novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, com quem mantém boas relações, objetivando dar tração ao Projeto Sergipe Águas Profundas, fundamental para impulsionar um novo momento da economia estadual, com geração de milhares novos empregos.

 

Fonte: ASCOM