Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), juntamente com representantes da Codevasf, estiveram em Gararu, município pertencente ao Consórcio do Baixo São Francisco, para a realização de visita técnica com o objetivo de conhecer e fazer uma avaliação prévia dos possíveis locais onde serão instaladas as unidades utilizadas para o projeto de Engenharia e Estudo Ambientais de Obras de Infra-Estrutura para o gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos.
Segundo a superintendente de Qualidade Ambiental da Semarh, Vera Cardoso, a Prefeitura de Gararu cedeu um espaço onde serão possivelmente instalados um Centro de Triagem, um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) e uma Associação ou Cooperativa de Catadores. “Vale lembrar que Gararu será a primeira cidade do Consórcio do Baixo São Francisco a disponibilizar esses espaços, atendendo assim as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, disse Vera.
De acordo com o prefeito Antônio Andrade Albuquerque, no próximo dia 25 de setembro será realizada uma oficina para apresentação e validação do Programa Municipal de Coleta Seletiva. “Esse dia será um momento bastante importante para nossa cidade. Se esses espaços forem aprovados nesta oficina, iremos gerar empregos para os catadores, figura elementar diante da PNRS”, comentou, afirmando que na cidade um total de 12 catadores já estão cadastrados.