O município de Santana do São Francisco chega aos seus 30 anos de Emancipação Política nesta quinta-feira, 6, com uma programação diversificada e que ocorrerá ao longo de todo o dia. Situado no Baixo São Francisco, às margens do Rio São Francisco, Santana é o município mais jovem de Sergipe e é destaque em todo o estado pelo título de Capital Sergipana do Artesanato em Barro.
A programação de aniversário começa logo cedo, às 8h com uma série de inaugurações de pavimentações graníticas nos conjuntos Murilo Honorato e Maria das Graças, além da recém-criada Rua Maria Helena Santos.
Na sequência da manhã, haverá a entrega de 1.100 cestas básicas oriundas do Comitê Vida Sem Fome, realizado mensalmente pela gestão desde o primeiro mês de mandato do prefeito Ricardo Roriz, além da tradicional entrega de peixes da Semana Santa. Durante a tarde, a partir das 16h, o município sediará a 2ª edição da Corrida de Emancipação Política, realizada apenas com moradores de Santana do São Francisco.
A programação será concluída com a inauguração da Escadaria José de Carvalho Passos e a assinatura de novas ordens de serviço. Ao final, dois shows animarão a população: A cantora Maxylene Cruz e o Dj Chaya Matisyahu.
“Estamos muito contentes por ver Santana do São Francisco chegar à sua terceira década de vida tão organizada e com a auto-estima do seu povo cada vez mais alta. Inauguramos mais de 30 obras desde janeiro de 2021 e estamos com muita disposição de fazer muito mais pela reconstrução dessa terra tão querida”, comemorou o prefeito Ricardo Roriz.
Fundação
A emancipação política de Santana se deu em 1989, quando o povoado Carrapicho desmembrou-se do município de Neópolis. Mas o processo de elevação à categoria de cidade teve início ainda no ano de 1962, com o então chamado Projeto Cleto Maia.
O projeto foi aprovado por meio da de lei nº1.254 de 06 de abril de 1964 e publicado no Diário Oficial no dia 14 do mesmo mês. Contudo, com a Golpe Militar de 1964, a lei foi esquecida e só veio a ser reavivada após a promulgação da Constituição de 1988, com o movimento engendrado pela associação comunitária da região e o apoio de alguns deputados.
Em 1988 o Governador Sebastião Celso de Carvalho assinou a promulgação da lei Cleto Maia. Mas, somente a partir do dia primeiro de janeiro de 1993, o povoado Carrapicho passou à cidade de Santana do São Francisco, com as eleições de 03 de outubro de 1992, que possibilitaram a formação administrativa da nova cidade.
Fonte: Ascom Santana do São Francisco