São Cristóvão conta com mais duas equipes completas de Saúde da Família, implantadas nas unidades de saúde dos povoados de Rita Cacete e Cabrita. Com a soma dos novos profissionais, a Cidade Mãe, que anos antes tinha apenas 11 equipes como essa operando, passa a ter 29 equipes para acolher e cuidar da saúde de seus moradores. Essas equipes contam com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Anteriormente, a população de Rita Cacete era atendida pela equipe de Saúde da Família do povoado Colônia Miranda, enquanto os moradores do povoado Cabrita eram atendidos pela equipe de Várzea Grande. Com esse ganho, não só os povoados e adjacências que recebem as novas equipes passam a ter maior atenção ao atendimento, mas os territórios anteriores continuam com o mesmo número de profissionais para um grupo menor de moradores. Dessa forma, o município passa a ter uma maior cobertura de assistência à saúde e uma melhor resolutividade na Atenção Básica à Saúde.
Fernanda Santana, Secretária Municipal de Saúde de São Cristóvão, explica que a decisão de aumentar o número de profissionais de saúde nesses espaços foi fruto de um olhar cuidadoso para o território e estudos relacionados ao número populacional e ao contexto de cada região. Segundo ela, a Política Nacional de Atenção Primária à Saúde determina que não é só a quantidade populacional que vai delimitar a quantidade de equipes de saúde a referenciar aquela população, mas as condições do seu território. Assim, foi notado que existia a necessidade de colocar mais uma equipe no território da Cabrita e de Rita Cacete.
“Nesse momento, as equipes já estão funcionando, hoje é o primeiro dia delas. Ainda não são credenciadas, portanto ainda não são financiadas pelo governo federal. No primeiro momento, estamos custeando integralmente essas equipes por entender a importância e o impacto que elas podem trazer para a saúde da população dessas duas localidades. Lembrando que não só Rita Cacete, Colônia Miranda, Várzea Grande e Cabrita ganharão com essa aquisição, mas todos os povoados circunvizinhos, porque em vez de estarmos dividindo uma equipe em vários povoados, acrescentamos mais duas equipes para ofertar a saúde em que acreditamos”, afirma a Secretária.
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão