No último sábado, 22, representantes e usuários da saúde de São Cristóvão estiveram presentes no lançamento do Programa “Opera Sergipe”, que foi iniciado às 8h no Centro Especializado de Reabilitação - CER IV, localizado no bairro Capucho, em Aracaju. Com solenidade de inauguração e atendimento aos pacientes, os sancristovenses que foram ser atendidos sairão com suas cirurgias agendadas e exames regularizados.
O programa do governo de Sergipe tem o intuito de ampliar a oferta de cirurgias eletivas para os usuários da saúde pública dos 75 municípios sergipanos, diminuindo o tempo de espera desses pacientes. A expectativa é que mais de 10 mil cirurgias sejam realizadas em todo o estado.
Os esforços para a redução das filas de procedimentos cirúrgicos eletivos foram instituídos nacionalmente por meio da Portaria GM/MS nº 90, de 03 de fevereiro deste ano, como parte do Programa Nacional de Redução das Filas Cirúrgicas Eletivas, que também tem a finalidade de reduzir a fila de exames e consultas.
A Secretária Municipal de Saúde do município, Fernanda Santana, esteve presente na solenidade e explicou que essas filas para cirurgias eletivas aumentaram muito devido à pandemia, por terem sido adiadas e restritas durante esse período.
“Para nós é de fundamental importância. Nós sabemos que a oferta de alguns procedimentos são de responsabilidade do estado e os usuários estavam com essas pendências. Ficamos bastante felizes com o que vem para beneficiar nossos usuários e esperamos que esse programa se perpetue de uma forma que não seja represado mais nenhum tipo de procedimento necessário e que os usuários sejam atendidos dentro de suas necessidades”, espera Fernanda.
No evento inaugural, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão levou o grupo de pacientes locais que já estavam com todos os exames em dia para realizarem o cadastro e agendamento de seus procedimentos. Na ocasião, foram oferecidos transporte e alimentação, bem como o apoio institucional necessário.
Mylena Freire, coordenadora de Transporte Sanitário do município, conta que a logística para o apoio dos pacientes de São Cristóvão esteve sob a responsabilidade da equipe técnica da Secretaria de Saúde. “Pela manhã, já distribuímos os kits de lanche para todos os usuários. No almoço, serviremos todas as quentinhas e pela tarde também oferecemos lanches. Nossos usuários estão muito bem assistidos”, garante.
Pacientes contemplados
A paciente Vanilda Alves está à espera de uma colecistectomia e considera muito importante ter um Programa como esse para atender a população que precisa dos procedimentos: “Foi uma coisa rápida, está sendo gratuito pelo Hospital Nosso Senhor dos Passos, estou gostando mesmo. Estão auxiliando a gente com água e lanche e está sendo um evento bom. Espero que todos saiam daqui com suas cirurgias marcadas”.
Já o paciente Hermes Amado está na fila para realizar seu procedimento há mais de três anos e está animado para finalmente conseguir alcançá-lo. “Vai ser realizado, com fé em Deus. Vai ser gratificante e se hoje eu tiver esse atendimento realizado vai ser só gratidão”, comemora.
Passo a passo para realizar o procedimento cirúrgico
Os pacientes que não estiveram presentes no evento de lançamento do “Opera Sergipe” mas precisam agendar suas cirurgias eletivas não precisam se preocupar. Para realizar o procedimento em espera, deve-se entrar em contato ou ir a um hospital credenciado ou à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Após a consulta o paciente será encaminhado a um cirurgião que cadastrará o usuário no programa.
Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo aplicativo ou site “Opera Sergipe”, disponível nos sistemas iOS e Android. O período de execução das cirurgias ocorrerá dentro de 60 dias, a partir do instante que o cadastro do procedimento cirúrgico for inserido no sistema de regulação.
As cirurgias de São Cristóvão reguladas pelo programa serão realizadas no Hospital Senhor dos Passos. Além dele, os hospitais Amparo de Maria, em Estância, e Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto, estão credenciados no programa.
Emilly Nardelli, diretora de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde de São Cristóvão, afirma que a regulação da Secretaria Municipal de Saúde tem um papel estratégico e fundamental na identificação dos usuários, que estão elencados inicialmente entre 15 cirurgias, principalmente para levar a informação e facilitar o acesso e o diálogo com o Hospital Nosso Senhor dos Passos.
“Estamos cada vez mais estreitando a relação com o hospital, no sentido de facilitar a condução e o fluxo de atendimento. Além disso, os usuários que não estiveram presentes no dia do evento, poderão buscar o hospital para que, com a viabilização dos exames pré-operatórios, possam ter acesso às cirurgias também”, ressalta Emilly.
A presidente do hospital, Magna Barroso, conta que as cirurgias agendadas no programa serão iniciadas a partir do dia 01 de agosto. O Hospital Senhor dos Passos contará com duas salas cirúrgicas para reduzir as filas.
“Convocamos toda a população de São Cristóvão e adjacências que estejam com cirurgias por fazer. Quem já tem exames, pode nos procurar ou ligar para o hospital para agendar consultas e já sairá encaminhado para as cirurgias. Se não tiver os exames, o nosso médico fará a requisição e, após os exames prontos, marcaremos a cirurgia o mais rápido possível”, explana Magna.
Os pacientes que precisarem agendar suas cirurgias eletivas podem entrar em contato com o Hospital Senhor dos Passos através do telefone (79) 3261-1441.
Confira os procedimentos contemplados pelo Programa “Opera Sergipe”:
- Histerectomia total
- Histerectomia com anexectomia
- Colecistectomia
- Postectomia
- Histerectomia (por via vaginal)
- Correção cirúrgica de hidrocele
- Hernioplastia incisional
- Hernioplastia umbilical
- Hemorroidectomia
- Laqueadura tubária
- Colpoperineoplastia anterior e posterior
- Hernioplastia epigástrica
- Hernioplastia inguinal bilateral
- Hernioplastia inguinal/crural (unilateral)
- Hernioplastia recividante
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão