Saúde de Aracaju garante atendimento à população no Forró Caju 2014
PMA
20/06/2014 -

A Saúde de Aracaju está empenhada em disponibilizar o melhor atendimento em saúde aos sergipanos e turistas que vão ao Forró Caju 2014. Nos dois primeiros dias de evento, os profissionais da Saúde já atenderam 52 foliões no posto médico montado na festa. Já a Vigilância Sanitária realizou mais de 280 inspeções na área. No Posto da Prevenção, a estimativa é distribuir mais de 170 mil preservativos nos 12 dias do Forró Caju.

 

O posto médico montado conta com estrutura completa de 12 leitos, sendo dois leitos destinados a estabilização para pacientes graves e os demais para pacientes de baixo e médio risco, e também tem o apoio de duas ambulâncias do Samu. Equipes da Rede de Urgência e Emergência de Aracaju, compostas dois médicos, um enfermeiro e nove técnicos, permanecem de plantão a cada dia de evento.  

 

A responsável técnica administrativa pela estrutura posto, Solange Silva, explicou que o fato da festa estar acontecendo num clima de ordem, harmonia e segurança, tem repercutido positivamente nos atendimentos em saúde que vem sendo realizados.  “As ocorrências atendidas pelas equipes da Saúde, que nos dois primeiros dias somaram 52, são casos de baixo risco como intoxicação alimentar, desidratação e mal estar físico, ou intoxicação pelo consumo de álcool. Não houve nenhum caso de agressão por armas de fogo ou arma branca, nem foram necessárias transferências de pacientes atendidos para hospitais ou outras unidades de urgência”, afirmou.

 

A Vigilância Sanitária também é um destaque no Forró Caju 2014. Nos dias 18 e 19 de junho, fiscais sanitários realizaram 286 inspeções na área do evento, fiscalizando tendas, barracas de bebidas e lanches, além de produtos comercializados por vendedores ambulantes. Na ocasião foram apreendidas apenas três bisnagas de ketchup.

 

O coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Batalha de Brito, enfatizou que todos os dias de festa os fiscais sanitários estão de olho no comércio. “O objetivo é proteger a saúde da população e garantir que os serviços sejam prestados respeitando a forma higiênica e correta de preservar e manipular os alimentos”.  

 

A cada dia, 16 fiscais trabalham a partir das 14h. A fiscalização começa com a equipe do gelo formada por quatro pessoas. Os demais começam a atuar a partir das 17h até a madrugada, na área periférica e na parte interna da praça onde será realizada a festa.

 

Ponto da Prevenção

 

Quem deseja se prevenir e aprender mais sobre doenças sexualmente transmissíveis e formas de preveni-las, deve procurar a Barraca da Prevenção. Localizada na área central do evento, a barraca funciona das 21h às 3h e disponibiliza gratuitamente preservativo e outros insumos. A estimativa é que sejam distribuídos durante as 12 noites de festa, 165.600 camisinhas masculinas, 24 mil géis lubrificantes e 6 mil preservativos femininos.