Apesar da redução, seis municípios continuam em estado de emergência em Sergipe por causa da seca. Fazem parte da lista de municípios as cidades de Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Frei Paulo, Canindé de São Francisco e Gararu. A estiagem tem gerado muitos prejuízos, principalmente na zona rural.
As cidades decretaram emergência nos meses de abril e maio deste ano. O prazo de validade do decreto é de 180 dias. No próximo dia 29 de setembro, o munícipio de Porto da Folha sairá da lista. Entretanto, segundo informou o Coronel Mendes da Defesa Civil Estadual, as cidades de Itabi e Carira, que já saíram da lista podem voltar.
“Eram nove municípios e os que continuam em estado de emergência devem permanecer. Mas vale lembrar que compete ao município decretar emergência, para que possamos iniciar as ações”, explica.
Os decretos têm validade de seis meses e se o problema da seca persistir, as cidades podem fazer um novo alerta. “O decreto que venceu recentemente pode ser feito mais uma vez”, esclarece.
Ações
Ainda segundo Coronel Mendes as ações para amenizar os efeitos da seca no interior não param. “São 100 caminhões contratados trabalhando no alto sertão, para garantir água à população”.