A Secretaria de Estado da Educação (DED/Seed) promoveu na manhã testa segunda-feira, 16, uma reunião com professores do 1° ao 5° ano do ensino fundamental das escolas da rede estadual de ensino que fazem parte da Diretoria Regional de Educação (DRE-3). O encontro foi realizado no auditório da sede da DRE-3, no município de Itabaiana, e comandado pelo diretor do departamento de Educação (DED), professor Manuel Prado.
Ele apresentou a nova equipe do DED e esclareceu sobre as diversas funções do departamento. Além disso, Manoel Prado ouviu e tirou as dúvidas dos professores e discorreu sobre os eixos principais do ensino fundamental, tais como currículo, planejamento escolar, avaliação e formação continuada. A partir desses eixos, os técnicos do DED fizeram uma apresentação para os professores no sentido de subsidiá-los no que diz respeito ao planejamento e a gestão do projeto de aprendizagem.
O professor Manuel Prado prestou esclarecimentos também sobre a portaria da Secretaria de Estado da Educação que criou o Bloco de Alfabetização, que compõe as três primeiras séries do ensino fundamental e não permite que alunos do 1º e do 2º anos sejam reprovados. Segundo ele, esta decisão foi tomada após vários estudos.
"A retenção, segundo o Bloco de Alfabetização, só pode acontecer a partir do 3º para o 4º ano. A ideia é que a gente centre esforços e construa um projeto escolar que dê conta da aprendizagem do aluno, que reconheça os variados aspectos intrínsecos ou externos à vida escolar que possam atrapalhar esse processo de aprendizagem, que a gente reconheça essas possibilidades e que construa alternativas, criando assim um ambiente de aprendizagem em nossas escolas", explicou.
Ainda durante o encontro, a coordenadora do Ensino Fundamental da Seed, Maria José Guimarães, também conversou com os professores sobre os eixos norteadores do ensino fundamental, como ambiente lúdico, práticas didáticas, avaliação, formação de professores e a transversalidade e interdisciplinaridade.
"O objetivo maior é abrir esse espaço de discussão, conhecendo um pouco o trabalho que os professores já estão desenvolvendo e, a partir daí, apresentar propostas para que eles tenham a oportunidade de refletirem melhor sobre as suas práticas e que também possam receber do DED um acompanhamento pedagógico para que possam implementar melhor as suas práticas", disse.
A coordenadora destacou ainda que o foco das discussões é a produção da escrita e da leitura, a influência do ambiente para o processo de aprendizagem dos alunos e a avaliação.
Aproximação
Os professores que participaram do encontro elogiaram bastante a iniciativa do DED em promover essa reunião, destacando a importância da aproximação da Secretaria de Estado da Educação com os profissionais da educação dos diversos municípios do interior. Foi o caso de Elvira Alves dos Santos, que trabalha nas duas escolas da rede estadual de ensino no município de Carira, sendo uma delas na zona rural.
"Esse encontro desmistifica a ideia de que Seed está mais próxima de Aracaju. Ela vem para os municípios ouvir os professores, saber das nossas expectativas, tirar as nossas dúvidas. Muitas vezes a gente se sente até excluído por estar numa zona rural, e com essa iniciativa, a Secretaria, através do DED, reconhece a importância que o profissional tem. Achei formidável", disse.
Já a professora Alessandra Santana Fontes Nunes, que ensina no Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos, em Macambira, disse que "a Seed está se importando em ter o contato com os professores para posteriormente buscar uma solução melhor para os problemas que acontecem em relação a educação".
O professor Elenilson Oliveira, da Escola Estadual Professora Maria do Carmo Santos, de Ribeirópolis, afirmou que esse encontro serve como um momento para socialização entre os profissionais. "Aqui estamos expondo os problemas relacionados a educação e diante disso acredito que todos irão se comprometer cada vez mais para que a educação do nosso estado cresça a um patamar bem melhor em prol da nossa sociedade", declarou.
Quem também gostou da iniciativa foi o professor Renato Martins dos Santos, que ensina na Escola Estadual Professora Isabel Esteves de Freitas, em Itabaiana. "O DED vem corroborar com as práticas pedagógicas e nos esclarecer sobre as questões das leis que envolvem a alfabetização e o ensino fundamental", disse.
Seed realiza encontro com professores do ensino fundamental da DRE-3
16/06/2014 -
Outras Notícias