Acontece entre os dias 08 e 09 de setembro I Simpósio Sergipano de Farmácia, em Aracaju. A oportunidade visa qualificar farmacêuticos que atuam em farmácias. Com o tema “Atribuições Clínicas e Prescrição Farmacêutica”, os profissionais discutiram sobre a Resolução 586, que considera a prescrição como uma atribuição clínica do farmacêutico.
A Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária no Estado de Sergipe (SBFC/SE), Carmem Iris Tolentino, explica ressalta que a resuloção é um sonho a ser realizado para a categoria.
Para ela, o evento irá preparar o profissional farmacêutico comunitário para o enfretamento da Resolução. “Nossos farmacêuticos comunitários devem estar preparados para o que a gente chama da farmácia clínica e da prescrição farmacêuticas. São atribuições novas delegadas para o farmacêutico que tratam dessas atribuições. Então nós precisamos estar antenados no nosso papel”, diz.
A farmacêutica explica ainda, que com a aprovação da resolução, as farmácias serão vistas como estabelecimentos de saúde. “Vejo essas atribuições como um sonho a ser realizado. Agora com essa aprovação do projeto de lei que trata a farmácia como estabelecimento de saúde. Nós não teremos mais impedimentos e sim imposições. Pois numa farmácia como estabelecimento de saúde é inconcebível que não se trabalhe a farmácia clínica e não se faça a prescrição farmacêutica”, entende.