A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou nesta quinta-feira, 26, o sorteio das vagas para comercializar no Mercado Municipal Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, recentemente reformado pela Prefeitura Municipal de Aracaju. O presidente do órgão, Edson Leal, e os diretores operacional, Humberto Santana, e financeiro, Bárbara Oliveira, além do diretor de espaços públicos e abastecimento, Luiz Carlos dos Santos, também estiveram no local.
"Quando a Emsurb recebeu o Mercado Milton Santos pronto, a condição inicial era de que garantíssemos a permanência dos comerciantes que já trabalhavam no local antes da reforma. Também estão reservadas as vagas dos participantes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), como exigência do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que financiou parte da obra. As vagas restantes são as que estão neste sorteio de hoje, destinadas aos feirantes das tradicionais feiras livres do conjunto nas quartas-feiras e domingos", explicou o presidente Edson Leal. Do total de 189 vagas, 121 foram sorteadas.
A previsão de abertura é para a primeira quinzena de julho. Mas na próxima semana os novos permissionários já começam a receber treinamento sobre o funcionamento do local, orientações de higiene, limpeza e manipulação de alimentos. A definição dos pontos onde cada um irá se instalar também acontecerá por sorteio.
"Todos que irão trabalhar aqui precisam se adequar às exigências da Vigilância Sanitária e serão instruídos também sobre a conservação do local e até sobre a disposição dos produtos. Tudo para garantir a melhor forma de trabalho e de atendimento para todos", anunciou o diretor Luiz Carlos aos presentes.
A nova estrutura de 11 mil metros quadrados do Mercado Milton Santos conta com prédio administrativo, praça de alimentação com oito quiosques destinados a bares e 189 boxes dos setores de carnes, laticínios e pescados, hortifrutigranjeiro e agricultura familiar.
Feiras
Quem não foi sorteado continuará comercializando na feira noturna que acontece sempre às quartas-feiras no próprio conjunto, e aos domingos será realocado numa feira que será organizada também na Zona Sul da cidade. "A nossa preocupação é de não desestabilizar os feirantes que não foram contemplados com espaço aqui no mercado. Por isso garantimos a oportunidade de eles continuarem com o trabalho que sempre tiveram em feiras livres duas vezes por semana", enfatizou Luiz Carlos.