Vacinação contra a gripe e sarampo continua
Jornaldacidade.net
19/06/2014 -

Continua o período de vacinação contra a gripe e o sarampo em Aracaju. Como a capital sergipana ainda não alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, os postos continuam fazendo o atendimento normalmente. No entanto, a procura permanece abaixo do esperado.

 

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra o vírus influenza, que causa a gripe, está com 67,02% da meta alcançada, quando o objetivo é de 85% do público alvo. Já a vacina contra sarampo tem meta estipulada de 90%, porém, até o momento, apenas 61,78% foi alcançado. Por isso, as duas vacinações foram prorrogadas.O secretário municipal da Saúde, Alvimar Rodrigues de Moura, destaca que, mesmo após o fim do prazo, o trabalho preventivo continua. "Quem pertence aos grupos alvos e ainda não foi vacinado pode se dirigir até uma das Unidades de Saúde da Família (USF) da capital. As vacinas são formas importantes de prevenir e proteger a saúde”, garante Alvimar.

 

A vacina contra o sarampo destina-se à crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. Já a imunização contra influenza tem como foco um público mais abrangente: idosos acima de 60 anos, pessoas com diabetes, doenças cardíacas e asma, profissionais de saúde, gestantes e mulheres que deram à luz.

 

A enfermeira Heyene Rejane, responsável pelo setor de vacinação do Posto Sinhazinha, em Aracaju, conta que a movimentação na unidade está abaixo do esperado. “A média é de 200 por dia, o que é considerado muito pouco”, garante. Por isso, ela faz um convite para a população.

 

“É preciso que, quem não se vacinou, procure um posto de saúde próximo e seja imunizado, afinal, é muito importante para a saúde de uma grande parcela da população”, diz Heyene.