"A culpa não é da maré alta, é do modelo de cidade que estamos construindo”, alerta Breno Garibalde
Foto: Camila Ramos
Foto: Camila Ramos
14/03/2024 - 09:14:52

Os impactos gerados pela alta da maré na capital sergipana, foi tema do pronunciamento do vereador Breno Garibalde no plenário da Câmara de Aracaju.

“Não adianta dizer que a culpa é da maré nem das chuvas. A culpa é do modelo de cidade que vem sendo construído há muito tempo. Todo ano isso se repete e nada é feito para resolver de vez todos os problemas de alagamento. Chove, as ruas alagam e a mobilidade de Aracaju não funciona. Isso não é normal!”, alerta o parlamentar.

Ainda em sua fala, o vereador ressaltou que a Zona de Expansão está crescendo com os mesmos erros que já acontecem em outros bairros da cidade. “O que me preocupa é que a solução que estão dando é o aterramento de lagoas e ocupação das áreas de mangue. Ninguém pensa em área permeável, em arborização, nem recuperação dos nossos ecossistema”, afirma.

Especulação imobiliária

Na visão do parlamentar, grande parte dos problemas estruturais dos bairros da capital são resultado de um Plano Diretor defasado.

“Aracaju continua crescendo apenas de acordo com os interesses da especulação imobiliária. As construtoras levantam os condomínios, desmatam centenas de árvores para isso, e nosso Plano Diretor permite. Até quando nosso PDDU vai continuar parado, permitindo a ocupação das áreas de rios e de mangue? É necessário que sejam tomadas providências urgentes”, critica o vereador.

 

Fonte: Nayana Araujo - Assessoria