Para garantir atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém aptas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), para atender o público que requerer o serviço.
A assistência odontológica é direcionada para o público adulto e pediátrico em todas as 45 USFs, cujo objetivo é promover mais qualidade de vida a partir dos cuidados com a saúde bucal. Nas unidades, os profissionais atuam em casos clínicos, a exemplo de consulta, profilaxia, raspagem, restauração, exodontia e atendimento de urgência.
O primeiro passo para que o aracajuano tenha acesso à rede é através da marcação de consulta na USF de referência e existem diferentes formas para isso. O agendamento pode ser realizado pessoalmente na recepção da unidade, apresentando um documento oficial com foto e Cartão SUS; através de ligação para 0800 729 3534, opção 7, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h; além de ainda ser possível agendar pelo Portal da Saúde ou App Mais Saúde Cidadão.
A coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Gilmara Barreto, lembra que o atendimento realizado pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no bairro Farolândia, acontece via encaminhamento da USF após avaliação do cirurgião-dentista. “Ele avalia a necessidade do usuário e o encaminha para o especialista. O CEO dispõe das seguintes especialidades: periodontia, radiologia, endodontia, pacientes com necessidades especiais, odontopediatria e cirurgia bucomaxilofacial”, informa.
A Saúde de Aracaju também disponibiliza no CEO a urgência odontológica, que funciona na modalidade porta aberta, de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e 24h aos finais de semana e feriados.
Fonte: Ascom SMS