A Prefeitura de Laranjeiras irá conceder já a partir deste mês de janeiro um reajuste histórico para os servidores municipais, mais um adicional de periculosidade de 30% no salário-base aos guardas municipais. Para os professores, o município vai pagar o valor atualizado do piso nacional do magistério mais o retroativo de 2022 e 2023.
De acordo com o Projeto de Lei aprovado nesta terça-feira, 16, na Câmara de Vereadores, os servidores que recebem um salário mínimo vão ser contemplados com um valor adicional de R$ 150 sem descontos nos seus vencimentos. Para a maioria das classes trabalhadoras que recebem mais do que o mínimo, o reajuste será de 22% e a Prefeitura ainda fará o pagamento referente a setembro de 2023.
“Nenhuma outra gestão atendeu as reivindicações dos trabalhadores. A nossa está investindo em todos os setores e ainda está valorizando os servidores. Esse reajuste que será concedido a partir do dia 30 de janeiro, atende um pleito de 2004 das classes trabalhistas. Isso é resultado de muita análise técnica, compromisso e esforço, já que nunca pagamos salários e 13º atrasados. Ao contrário de outras gestões que deixaram tudo para a nossa pagar”, afirmou o prefeito Juca.
O prefeito também foi enfático e disse que os Guardas Municipais serão contemplados. “Nos esforçamos muito para atender todos os pleitos, dialogamos bastante com os sindicatos, o que foi fundamental e hoje o resultado foi alcançado. Os guardas municipais, por exemplo, além de receber o reajuste, vão ser agraciados com um adicional de periculosidade de 30% no salário-base. Portanto, a minha vontade era atender a todos desde o início da gestão, mas, infelizmente, os recursos não eram suficientes e só agora foi possível”, acrescentou.
Educação e valorização do magistério
“Com a valorização do magistério, estamos construindo um legado de conhecimento, crescimento e prosperidade. Dessa maneira, ganham os nossos professores e os nossos alunos”, destacou o prefeito Juca.
O gestor municipal frisou ainda que a Prefeitura vem realizando uma série de investimentos para garantir a qualidade da educação. “Desde o início da nossa gestão, estamos trabalhando muito para melhorar a nossa educação e aumentar o número de matrículas a cada ano. Com o empenho das equipes, os resultados estão sendo alcançados, mas, neste ano, vamos melhorar muito mais”, acrescentou Juca.
Entre os investimentos, o prefeito ressaltou a implantação do Programa de Auxílio Estudantil (PAE), com a concessão de R$ 60 a cada aluno matriculado, formação profissional para os educadores, transporte e alimentação de qualidade, inclusão de estudantes nas turmas do AEE, a campanha Matrícula Premiada, a Busca Ativa Escolar e as obras de infraestrutura nas escolas. “Estas são ações que estão mudando para melhor a Educação de Laranjeiras. Com esforço e compromisso, apesar da redução de receitas, estamos conseguindo levar mais qualidade de vida aos laranjeirenses”, frisou.
Fonte: ASCOM PML.