A Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), iniciou a entrega de sementes nos assentamentos, acampamentos e povoados da cidade. Com a distribuição de 800kg de milho e 500kg de feijão destinados ao plantio de 2024, a gestão apoiará cerca de 580 famílias agricultoras locais.
Esta política pública financiada com recursos próprios da Prefeitura teve início no Assentamento Carlos Lamarca II e carrega o objetivo principal de fomentar a produção da agricultura familiar, visando a redução de custos para as famílias envolvidas. A partir disso, os produtores agrícolas poderão plantar, produzir para subsistência e também para o comércio.
A iniciativa vem acontecendo há 4 anos pela gestão do prefeito Marcos Santana, para ele, o setor agrícola merece todo apoio para que sejam realizados plantios que abastecem as casas dos agricultores e as feiras comerciais com produtos saudáveis e de qualidade. “As famílias terão sementes de milho e feijão de qualidade, poderão fazer o seu plantio, e nós brevemente teremos feijão e milho de qualidade nas nossas feiras, portanto é mais um papel da nossa administração, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, garantindo que os agricultores familiares tenham sementes de qualidade para o plantio deles”.
De acordo com Isabel Cristina, liderança do assentamento Carlos Lamarca II, as iniciativas da prefeitura para ajudar a comunidade local começou com o trabalho de maquinário para arar a terra, uma preparação para o plantio. “Ter esse carinho com os nossos assentamentos nesse período é muito importante para o agricultor que é a distribuição das sementes. Mas antes disso, veio aqui maquinário, arar a terra, os nossos lotes, cada um teve direito a uma quantidade de horas deste serviço. Agora vamos cultivar e colher bons frutos”.
Gerson Evangelista é agricultor familiar na comunidade e se sente agradecido pela iniciativa da gestão municipal. “Essa iniciativa é muito boa para nós que trabalhamos na agricultura. Somos pessoas carentes, então toda ajuda é super bem-vinda, e em relação a isso, o prefeito está fazendo seu papel muito bem, está se destacando bem e estou amando e muito agradecido, ele sempre teve essa sensibilidade com a gente e ajuda no que é preciso”.
Segundo o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, a iniciativa é vista como um importante passo para fortalecer a economia local, incentivando a produção agrícola e garantindo a segurança alimentar da comunidade. Além disso, ressalta o compromisso da administração municipal em promover políticas inclusivas e voltadas para o desenvolvimento sustentável do município.
“A expectativa é que a gente atinja mais de 580 famílias com essas sementes selecionadas, são insumos para aqueles que irão plantar, produzir e colher para geração de renda. Esse produtor também vai servir para o consumo próprio, mas o principal objetivo é geração de renda para os agricultores familiares do município de São Cristóvão”, destaca Josenito.
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão