Prefeitura de São Cristóvão renova parceria com UFS e MPT nos programas Academia & Futebol e Segundo Tempo para alunos da rede municipal
Foto: Dani Santos
Foto: Dani Santos
08/04/2024 - 11:01:59

Nesta sexta-feira (05), a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), renovou pelo terceiro ano a parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) para a realização dos programas “Academia & Futebol” e “Segundo Tempo”. O ato de lançamento aconteceu no Ginásio de Esporte Gevaldo Costa Pereira e contou com a presença de estudantes, familiares e representantes das instituições parceiras.

Os programas “Academia & Futebol” e “Segundo Tempo” promovem acesso a aulas de futebol e outros esportes para alunos do Ensino Fundamental, utilizando a estrutura de espaço e equipamentos da universidade, além de fardas, transporte e profissionais de ensino para esses estudantes. A parceria beneficiará mais de 200 estudantes da rede de ensino público do município.

Serão contempladas pelos programas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Martinho de Oliveira Bravo e Ruth Dulce De Almeida, no bairro Rosa Elze, e as EMEF Araceles Rodrigues Correa, São Cristóvão e Gina Franco, no centro da cidade.

Segundo o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, a parceria com a UFS e o MPT é uma oportunidade de possibilitar uma melhor qualidade de ensino para os estudantes, além de fortalecer ferramentas para impedir o trabalho infantil. Em sua fala, o prefeito também reforçou o compromisso de assegurar, por meio de políticas públicas, que as famílias sancristovenses tenham as condições de subsistência necessárias para que não incentivem o trabalho entre suas crianças.

“O Estado e a universidade estão presentes garantindo a oportunidade para que essas crianças possam não somente desenvolver suas aptidões esportivas, mas aprender a respeitar as diferenças, exercer a cidadania e ser futuros cidadãos que possam ter a perfeita condição de fazer escolhas corretas de que país nós queremos”, afirma o prefeito.

O secretário de Esporte e Lazer, Klewerton Siqueira, destaca a importância de incentivar os jovens a praticarem o esporte, mesmo que não seja para seguir uma carreira profissional, mas para que se tornem bons cidadãos. 

“É com muita satisfação que o prefeito Marcos Santana, a Semel e a Secretaria de Educação vem disponibilizando essa parceria e apoiando os estudantes no que for preciso, com transporte e lanche. É uma parceria que vem dando certo e a gente sabe que em um  futuro muito próximo iremos colher muitos frutos”, celebra.

Para Deise Barroso, secretária de Educação do município, é gratificante receber a UFS e o MPT em parceria. “Os programas têm sido muito positivos. Os alunos gostam e se identificam. Nós sempre dizemos que ensinar a criança não é só estar em sala de aula, mas é estar também em outros espaços, para que ela possa se desenvolver de maneira integral. O esporte ajuda o desenvolvimento integral”, relata.

Pró-reitora de extensão da UFS, a Prof.ª Dr.ª Sueli Pereira parabeniza a gestão da Cidade Mãe e os discentes da universidade pela multidisciplinaridade dos projetos: “São projetos de inclusão. Projetos que trazem a saúde, o desenvolvimento e o esporte para agregar a educação”, defende.

O objetivo do Ministério Público do Trabalho ao apoiar a iniciativa da prefeitura de São Cristóvão junto à UFS é combater e prevenir o trabalho infantil. O procurador Raimundo Lima Ribeiro Junior, procurador do MPT da 20ª Regional de Sergipe, acredita que a educação e o esporte são dois caminhos muito importantes para as crianças se desenvolverem.

“A educação e o esporte são o oposto do trabalho infantil. Aos pais, não deixem seus filhos trabalharem, não é hora ainda de trabalhar. Eles precisam se qualificar na educação e no esporte para se desenvolverem, para que no futuro eles sejam bons trabalhadores, boas pessoas e bons cidadãos”, incentiva o procurador.

A estudante Angela Siqueira, da EMEF São Cristóvão, será uma das beneficiárias do programa e para ela, as aulas serão muito positivas. “É legal, tem professores que quando estamos com dificuldade ensinam a gente, e estou muito animada”, comemora.

Programas “Academia & Futebol” e “Segundo Tempo”

“Academia & Futebol” é um programa federal, implantado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), do Ministério do Esporte. O programa tem o objetivo de proporcionar a prática do futebol, futsal e beach soccer para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. A iniciativa inclui o apoio à produção científica e sua difusão.

A parceria com a UFS, dessa forma, integra o conhecimento científico e prático em um só local. A partir disso, são incentivados e fortalecidos métodos e boas práticas para o desenvolvimento das categorias de base, pesquisas acadêmicas e produção de trabalhos científicos.

O Programa “Segundo Tempo” é outro projeto federal que visa democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Desde 2023, as diretrizes do programa indicam a democratização do acesso da população a esporte e lazer de qualidade, a diminuição da vulnerabilidade social, da evasão escolar e universitária, além da promoção da inclusão e do respeito às questões de gênero, orientação sexual, raça, etnia e religião.

 

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão